Lupe de Lupe
  • Notícias
  • Música
  • Vídeos
  • Imprensa

Nossa banda, nossa vida e nosso novo clipe. Por Jair Naves.

7/5/2012

 
"Em “Our Band Could Be Your Life”, livro de Michael Azzerad sobre os anos dourados do rock independente nos Estados Unidos, Peter Jesperson depõe a respeito de um momento único para qualquer amante de música: a descoberta de uma brilhante banda até então desconhecida, dessas que surgem aparentemente do nada, capazes de causar grande impacto em todo o cenário musical ao seu redor. Jesperson, fundador da Twin/Tone Records, narra da seguinte forma o dia em que recebeu uma gravação caseira das mãos de um garoto pouco confiante: “eu mal cheguei ao fim da primeira música e já quis ouvi-la novamente. Fiz isso de novo, de novo e de novo. Se eu tive algum momento mágico na minha vida, foi quando coloquei aquela fita para tocar pela primeira vez”. O garoto em questão era Paul Westerberg, e a tal fita continha nada menos que o primeiro registro dos Replacements, uma das mais influentes bandas da história do underground norte-americano.

Sempre me lembro desse relato quando falo sobre o Lupe de Lupe. Tive a sorte de conhecê-los há alguns anos, no início da história da banda. Ao passo em que eles tinham poucas apresentações em seu currículo e nenhum registro oficial, eu tinha pouquíssima fé no novo rock brasileiro. Ainda assim, já ficava evidente que eu tinha me deparado com uma banda diferente pela postura contestadora e inquieta (até demais) dos seus integrantes. De forma que, antes mesmo de ouvi-los, eu já sabia de que se tratava de algo altamente promissor – mesmo que o Vitor, um dos guitarristas e vocalistas, insistisse em tentar me convencer do quão ruim eram suas composições.

Quando finalmente os ouvi, pude me certificar da explicação para aquele comportamento: um caso de injustificável modéstia. O primeiro EP do Lupe de Lupe, “Recreio”, foi a melhor estréia de uma banda brasileira que eu ouvi nos últimos anos. Tão diferente do que estamos habituados a ouvir dessa geração profundamente influenciada Los Hermanos que chega a ser difícil descrever a sonoridade que os caracteriza: guitarras distorcidíssimas e afinadas de forma pouco convencional, letras repletas de referências literárias, surpreendentes mudanças de andamento... sei que eles costumam usar por aí o termo “noise pop” para falar de si mesmos. Vai muito além da junção simplória desses dois gêneros, mas é um bom primeiro passo para tentar classificá-los.

Na última semana eles lançaram um clipe para uma música curiosamente batizada de “Há algo de podre no reino de Minas Gerais”. E é nesse ponto que eu retomo a arriscada comparação com os Replacements, que surgiram no auge da popularização do hardcore e sofriam por não conseguirem se enquadrar no que estava acontecendo na cena de Minneapolis no início dos anos 80. Acontece algo parecido com o Lupe de Lupe, tão visivelmente diferente da maioria dos artistas mineiros da sua geração. A relação conflituosa da banda com sua terra e seus conterrâneos percorre toda a letra, de forma menos amarga e crítica que o título sugere. A bem da verdade, os últimos versos da música explicitam de forma mais fiel o espírito da coisa: “Eu falo alto, toco alto, bebo, grito e choro/ e meu coração não é mediano e nem é mineiro/ Mas talvez por sonhar demais/ meu coração seja Minas Gerais”.

Com todas as suas muitas virtudes, contradições e arestas a serem aparadas, o Lupe de Lupe é uma apaixonante, audaciosa e inteligentíssima banda de rock. Coisa das mais raras hoje em dia. Se eu tivesse que escolher uma nova banda brasileira para apostar minhas fichas, como fez o tal Peter Jesperson ao largar tudo para produzir os Replacements por alguns anos, não tenho dúvidas de quem seriam meus escolhidos." 
 Imagem
Jair Naves

Os comentários estão fechados.
    A Lupe de Lupe não possui Instagram ou Twitter e o Facebook permanece inatino na maior parte do tempo. Para entrar em contato com a banda mande email ou mensagem para um de seus integrantes: Cícero Nogueira, Gustavo Scholz, Jonathan Tadeu, Renan Benini e Vitor Brauer. Você também pode entrar na lista de emails para receber todas as notícias sobre shows e lançamentos da Lupe de Lupe e dos projetos paralelos de seus integrantes abaixo.

    Emails
    lupedelupe@gmail.com
    geracaoperdidamg@gmail.com
    info@balaclavarecords.com

    Lista de e-mails

    * indicates required

    Arquivo

    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Agosto 2017
    Abril 2017
    Janeiro 2017
    Setembro 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Fevereiro 2015
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Agosto 2014
    Junho 2014
    Abril 2014
    Janeiro 2014
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Fevereiro 2012


    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.